
Eu costumo dizer que buscar terapia é um passo corajoso e, muitas vezes, uma luz sobre nossos caminhos que muitas vezes estão obstruídos ou em direções opostas. É importante dizer que não existe um momento perfeito, mas existem sinais claros de que a dinâmica atual não está mais funcionando, que descrevo abaixo:
a) Comunicação Interrompida ou Tóxica: Com brigas infinitas ou silêncio punitivo (quando o casal para de conversar para evitar conflitos)
b) Quebra de Confiança: A traição (seja física ou emocional) é o motivo mais comum, mas não o único. Através de mentiras ou quebras constantes de promessas.
c) Muitas críticas destrutivas ou um desprezo agressivo. Se o respeito mútuo deu lugar à hostilidade, a intervenção externa é urgente.
d) Mudanças de Vida ou Crises Externas: Luto na família, nascimento de filhos (adaptação à nova rotina), problemas financeiros graves.
e) Intimidade Inexistente: Isso vai além do sexo. Envolve a falta de carinho, de interesse pela vida do outro e a ausência de momentos de lazer a sós.
Quando o casal se sente desconectado emocionalmente. Muitos casais esperam muito tempo, e chegam à terapia quando um dos parceiros já “desistiu” mentalmente. O ideal é procurar ajuda, quando sentirem que vale a pena lutar, que estão dispostos a isto; mas que precisam de ferramentas técnicas e corretas, e que só um profissional especialista no assunto poderá oferecer.